No dia 04 de maio, aconteceu uma cerimônia emocionante, da entrega do Prêmio André Braz, no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em Araraquara. Essa premiação homenageia anualmente 10 homens negros – pretos e pardos -, que tenham contribuído na defesa e na promoção da igualdade, da justiça social e da dignidade da pessoa humana, no combate ao racismo, e às desigualdades raciais e sociais.
Dentre os 10 escolhidos, o STU gostaria de destacar o homenageado José Aparecido Gonçalves, o Zé Prettu, funcionário há 31 anos do sindicato, dedicado e que recebe todas as pessoas que chegam na sede com muita simpatia.
Zé Prettu, teve um papel fundamental na criação do GANA (Grupo de Arte e Cultura Negra de Araraquara). Foi diretor do Bloco União dos Palmares, eleito ator revelação no “Festival do Teatro Amador de Araraquara”, na década de 1970.
Ao conversar com ele após a homenagem, ele cita uma frase para demonstrar o seu sentimento ao receber a placa de homenagem: “nessa colcha de retalhos do combate as excrecências sociais contra os pobres, eu me sinto uma parte dessa colcha de retalhos, que é o combate à miséria e a pobreza desse país”, completa Zé Prettu.
Segundo a Diretora do STU, Elisiene Lobo, foi uma homenagem muito emocionante. “Todos os homenageados fizeram falas citando o Zé Prettu. Orgulho e emoção tomaram conta dessa noite”, disse Elisiene.
O prêmio contou com 30 indicações, porém somente 10 são escolhidos. A escolha dos homenageados foi feita pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), como também pelo mapeamento étnico social realizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais.
O STU foi representado nesta noite por integrantes da diretoria, funcionárias e por pessoas da base.