Ícone do site STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Filme e debate no MIS relembram os 90 anos das execuções de Sacco e Vanzetti

Em 23 de agosto de 1927 Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti foram executados na cadeira elétrica numa prisão estadunidense. Um caso flagrante de erro judicial que causou enorme indignação internacional. Manifestações de protesto ocorreram em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Mesmo sem provas, eles foram condenados à morte. A principal razão desta sentença injusta foi o preconceito social. Os dois eram imigrantes italianos e anarquistas. Na época, os Estados Unidos viviam em meio a uma onda anticomunista. Milhares de militantes de esquerda acabaram sendo presos e centenas deportados. 

O filme Sacco e Vanzetti, drama político ítalo-francês de 1971, dirigido por Giuliano Montaldo, trata desse episódio trágico da história estadunidense. Estrelado por Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes. Outro destaque é a belíssima trilha sonora feita pelo maestro Ennio Morricone e interpretada por Joan Baez.

Durante a ditadura militar o filme foi proibido no Brasil e somente pode ser exibido em 1980, quando do início do processo de abertura política.  

Para relembrar essa história o MIS (Museu da Imagem e do Som) exibirá o filme “Sacco e Vanzetti” na próxima quarta-feira (23), às 19h. O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859 – Centro de Campinas/SP.

 

Sacco e Vanzetti (1971)

Um filme de Giuliano Montaldo

Estrelando Gian Maria Volonté e Riccardo Cucciola, ganhador do prêmio de melhor ator em Cannes.

Música: Ennio Morricone e Joan Baez

 

Organização

A promoção do evento é da Fundação Maurício Grabois (FMG), Instituto João Zinclar (IJZ), Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e União da Juventude Socialista (UJS). Com  apoio do MIS, Museu da Cidade (Muci), Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas (SMCC). 

 

 

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile