O debate “Reforma Trabalhista e Previdenciária” organizado pelo Departamento de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria do STU discutiu os impactos das reformas para a classe trabalhadora.
Participaram da mesa de discussão o representante do Fórum de Aposentados das Universidades Estaduais Paulistas, Francelino Ruas de Abreu; o vice-presidente da Fapesp (Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo), Antônio Alves da Silva e o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalles. A moderação foi realizada pela coordenadora geral do STU, Margarida Barbosa.
Os debatedores destacaram que a discussão previdenciária deve ser feita de forma mais ampla e transparente porque é um assunto de interesse de todos, inclusive dos aposentados.
Também foi lembrada a vitória da Cobap, juntamente com o senador Paulo Paim (PT-RS), que conseguiu o número necessário de assinaturas para instaurar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a real situação financeira da Previdência Social.
Pela primeira vez, em 92 anos de existência, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará por uma investigação onde serão apurados possíveis desvios de verbas, fraudes, sonegações e todos os tipos de irregularidades.
Os debatedores foram unanimes em ressaltar que só uma grande demonstração de força, neste dia de Greve Geral (28 de abril), poderá barrar as políticas de ataques aos nossos direitos.