Nesta terça-feira (25), o deputado Anderson Moraes (PSL) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com o objetivo de autorizar a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O deputado bolsonarista alega que “é nítido o aparelhamento ideológico de viés socialista na Universidade, com clara censura ao pensamento acadêmico de outras linhas de visão de mundo”.
Afirma ainda que a UERJ é um dos órgãos estaduais que mais impacta o orçamento do estado. Por isso, em seu projeto ele indica que os bens móveis e imóveis que não puderem ser vendidos para a iniciativa privada sejam transferidos para outras universidades estaduais, como a Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (UEZO) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Isso significa que seus alunos terão que ser remanejados para outras unidades de ensino superior do estado, inclusive universidades particulares.
Sua motivação surgiu como represália à faixa pregada na Universidade que cobrava vacina e denunciava a política genocida do presidente Bolsonaro. Além de absurda é nítido que a medida do deputado fere a autonomia universitária e os preceitos de liberdade de expressão.
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), repudiou a apresentação do projeto de lei e garantiu que o texto não será votado enquanto for presidente.
Esse é mais um exemplo de como o sucateamento dos serviços públicos, especialmente, das universidades públicas está crescendo e pode prejudicar muito a população. Cortes de verbas, retirada de direitos trabalhistas e desrespeito à autonomia universitária são algumas medidas tomadas pelas forças conservadoras e negacionistas da ciência que tentam a todo custo entregar nosso patrimônio público ao empresariado.
Exaltamos a contribuição social da UERJ para a educação e ciência brasileira e reforçamos que a nossa luta contra a mercantilização do ensino e o desmonte dos serviços públicos se faz cada vez mais urgente.
Subscreva o abaixo assinado CONTRA A EXTINÇÃO DA UERJ, clique aqui.
- Em defesa da Educação Pública
- Em defesa da Saúde Pública
- Em defesa da Autonomia Universidade
- Contra a extinção da UERJ
- Fora Bolsonaro e Mourão
Fonte: com informações do portal Brasil de Fato (Imagem: Brasil de Fato)