A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) anunciou por meio de instrução normativa publicada no mês passado que não mais imprimirá os holerites dos servidores. De acordo com o documento, os holerites e os comprovantes de rendimento devem ser acessados e impressos obrigatoriamente pelo sistema “Vida Funcional OnLine”.
Embora siga uma determinação do Governo do Estado, a medida afeta setores importantes da Universidade. Os trabalhadores das obras, dos bandejões e da área hospitalar têm maior dificuldade para acesso ao sistema “Vida Funcional Online”, seja pela especificidade do serviço, pelo ritmo de trabalho ou mesmo pela falta de computadores nesses setores. Muitos também não têm meios de imprimir os comprovantes em casa. E os holerites são o comprovante de renda do trabalhador.
Diante disso, o STU encaminhou dois ofícios à DGRH, no mês passado, questionando se os trabalhadores terão como optar entre os meios impresso ou virtual. O órgão se limitou a dizer que o RH de cada unidade estará á disposição para resolver o problema.
O sindicato cobra que a administração da Universidade assegure aos trabalhadores o direito de optar formalmente se querem continuar recebendo os holerites impressos ou se estão de acordo em imprimir o documento via web.