Por iniciativa do coletivo anarco-sindicalista de Trabalhadores da Unicamp/Catuá o STU está inaugurando o Cursinho Popular do STU.
O cursinho é destinado aos servidores da Unicamp (celetistas, estatutários, Funcamp e terceirizados) e seus dependentes.
As inscrições para o processo seletivo do cursinho estão abertas de 5 a 19 de março. Para isso basta preenche o formulário online em Cursinho Popular do STU ou fazer sua inscrição pessoalmente na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, das 8h30 às 17h (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 – Ciclo Básico – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas/SP).
Este cursinho integra um projeto histórico do STU de apoiar a formação dos funcionários da Unicamp e seus dependentes, aumentando suas chances de disputar uma vaga nas universidades públicas brasileiras.
Para mais informações curta a página do Cursinho Popular do STU no Facebook, clique aqui.
Educação Inclusão e Democracia
Universidade pública, gratuita e de qualidade é uma das principais conquistas da sociedade brasileira. Embora seja um bem pertencente à toda sociedade, o acesso a este conhecimento muitas vezes é restrito em função de condições históricas, econômicas, culturais e sociais. Tal acesso é um direito básico expresso na Constituição Federal e é uma das principais reivindicações dos movimentos sociais ligados à Educação – aqui são debatidos a questão da universalidade, do vestibular, das cotas e o uso do espaço público como promotor de uma cidadania emancipatória.
O acesso de negros, indígenas e pobres às universidades públicas sempre foi muito restrito, como demonstram as estatísticas de estudantes regularmente matriculados, perfil de evasão e assistência estudantil. Este quadro pode ser alterado a partir de ações efetivas do poder público e pode ser melhorado com iniciativas coletivas que ajudem a sistematizar o conhecimento necessário para que o aluno carente possa concorrer em condições menos desiguais. É dentro dessa perspectiva que surge o Cursinho Popular do STU, iniciativa do COLETIVO ANARCO-SINDICALISTA DE TRABALHADORES DA UNICAMP/CATUÁ, que tem como objetivo geral oferecer subsídios e instrumentos para uma cidadania mais plena e, como objetivo específico, a aprovação em vestibulares para o acesso ao Ensino Superior. Nosso público-alvo são os funcionários (Unicamp, Funcamp e Terceirizados) e seus filhos.
Sabemos que muitos problemas são oriundos da histórica desigualdade de acesso a serviços públicos e que esta, muitas vezes, se perpetua dentro da Universidade, nas formas de ingresso e em seus próprios órgãos representativos e deliberativos. O que buscamos – é importante reforçar – é ampliar a participação popular na construção do conhecimento voltado para o desenvolvimento de nossa sociedade. Queremos demonstrar que o investimento em educação pública traz ganhos diretos e inestimáveis para o país, elevando a qualidade de vida da população, melhorando os serviços prestados e alimentando a cadeia produtiva, científica e tecnológica. Cabe destacar ainda que tais projetos coletivos estão imbricados com a democratização do acesso em geral, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento da consciência cidadã, crítica, num contexto de rebaixamento, quando não de negação, da importância das instituições públicas para uma sociedade mais justa.
É por acreditarmos no serviço público e na educação democrática, universal e gratuita que desenvolvemos esse projeto: o Cursinho Popular do STU!