Ícone do site STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Cruesp suspende reunião de negociação com o Fórum das Seis

O Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) suspendeu a reunião agendada para amanhã, 30/05.

Informam em ofício  que suspendem a reunião “até que o Conselho Universitário da Unicamp tenha condições de apreciar a proposta do Cruesp para o reajuste salarial”.

O STU considera antidemocrática a postura do reitor da Unicamp e repudia os comunicados da reitoria que alega que o movimento grevista agiu de maneira violenta.

É evidente a ação antidemocrática da reitoria que manteve a reunião do Consu (Conselho Universitário), sob protestos de toda a comunidade acadêmica – estudantes, trabalhadores e professores – – que solicitaram o adiamento da reunião diante da falta de combustível que impede o transporte cotidiano normal. A ausência de membros do Consu impediria uma saudável discussão do polêmico índice de reajuste de 1,5%, tema de pauta da reunião.

A reitoria ainda foi além, suspendeu as atividades acadêmicas até quarta-feira (30) e dispensou os funcionários, reconhecendo a dificuldade de transporte, mas insistiu em manter a reunião do colegiado. Uma incontestável manobra para esvaziar o campus e ter ainda a ausência dos contrários à aprovação do índice de reajuste.]

Toda a comunidade da Unicamp reivindica que o reajuste salarial dos trabalhadores não seja submetido à instância do Consu e seja negociado diretamente entre reitor e funcionários, através do Cruesp e Fórum das Seis, como conquistado na autonomia universitária em 1989.

O STU não admite desqualificar o movimento dos trabalhadores e da comunidade da Unicamp, que se manifestou de forma pacífica e legítima diante da falta de diálogo do reitor que sequer respondeu ao ofício das bancadas de estudantes e trabalhadores do Consu solicitando adiamento da reunião, e reivindica respeito às práticas democráticas que a própria reitoria defende, mas não pratica ao transferir a responsabilidade da situação aos manifestantes.

 

Foto: Rafael Jorge

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile