Rodrigo Cruz
O Fórum Popular de Saúde em Campinas realiza no próximo dia 06 (sábado) um ato contra a privatização da saúde no município. A concentração terá início às 9 horas, em frente à Catedral. A data remete ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril.
Em Campinas, diante do caos no Sistema Único de Saúde (SUS) após a demissão dos funcionários contratados por meio de um convênio com o hospital Cândido Ferreira, a prefeitura de Jonas Donizette (PSB) defende a criação de uma fundação de direito privado para contratar profissionais para o setor.
Em entrevista ao jornal “Correio Popular” no último dia 23 de março, o secretário de saúde Cármino de Souza disse que a Prefeitura passa por dificuldades para contratar funcionários para trabalhar no SUS porque a administração não pode ultrapassar o limite de 54% do orçamento municipal com a folha de pagamento. De acordo com o secretário, a saída para o problema seria a implantação de uma fundação capaz de dar “mais autonomia para a contratação de profissionais e aplicação de recursos públicos”.
Por isso, mais do que nunca, toda a sociedade campineira precisa se mobilizar em defesa da saúde como um direito de todos e dever do Estado, pelo fim das terceirizações e privatizações de qualquer espécie.
O STU convida os trabalhadores da Unicamp a participarem do ato, onde também será pautada a luta contra a autarquização da área de saúde da Universidade – que também significa entregar o HC a uma fundação privada.