STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Assembleia Geral dos Trabalhadores da Unicamp decreta greve a partir de 23/05

0ec4cb68-fb01-413c-8999-47753dec6254

Insatisfação com o índice apresentado pelo Cruesp, os cortes de verbas e as péssimas condições de trabalho são as principais justificativas para a greve

Os trabalhadores da Unicamp decretaram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) realizada na tarde dessa quarta-feira (18). O movimento paredista terá início nesta segunda-feira (23).

A justificativa dos trabalhadores é o baixo índice de reajuste salarial oferecido aos professores e funcionários e a política de cortes de verba implantada pelo reitor José Tadeu Jorge através da GR 10/2016.

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) apresentou em reunião com o Fórum das Seis Entidades a proposta de 3% (a partir de maio/2016) de reajuste aos professores e funcionários técnico-administrativos. O índice proposto foi recebido com insatisfação pela categoria porque está muito abaixo da inflação e dos 12,34% reivindicados na pauta da Campanha Salarial Unificada. A reunião de negociação foi realizada em São Paulo nessa segunda-feira (17).

É importante ressaltar que o ICV-DIEESE de maio/2015 a abril/2016 totalizou 9,34%. Somados aos 3% para recuperação de parte das perdas acumuladas, o índice reivindicado pelos trabalhadores das três universidades paulistas é de 12,34%.

A verdade é que os funcionários estão com o salário defasado há muitos anos por falta de reposição da inflação e o corte de verbas representa um ataque aos trabalhadores e, principalmente, à Educação Pública.

Ainda hoje a reitoria será oficializada da decisão da assembleia e passa a contar o prazo legal da Lei de Greve que prevê notificação com antecedência mínima de 72 horas para atividades essenciais e 48 horas para as demais atividades.

Nessa sexta-feira (20), às 12h, será realizada uma reunião de Comando de Greve para organização do movimento.

Vale destacar que a próxima reunião de negociação entre o Fórum das Seis Entidades e o Cruesp acontece dia 30 de maio (segunda-feira), em São Paulo.

Calendário de Mobilização

19/05 (quinta-feira)

20/05 (sexta-feira)

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile