Intensificar a mobilização para pressionar o reitor Tom Zé: essa foi a decisão da Assembleia Geral realizada quarta-feira passada (10).
O ponto central da pauta foi a Campanha Salarial, especialmente a recusa do reitor Tom Zé, presidente do Cruesp, em agendar a negociação com o Fórum das Seis.
Desde o protocolo da nossa Pauta de Reivindicações Unificada, em 13/04, ou seja, há mais de quatro meses Tom Zé foge da categoria!
A conclusão é que não dá mais para aguentar essa situação, por isso, as/os trabalhadoras/es aprovaram a paralisação das atividades para participar do ato unificado indicado pelo Fórum das Seis para 30/08, aqui na Unicamp.
Deliberações
A assembleia decidiu que a diretoria do STU precisa ampliar as reuniões de unidade para que mais trabalhadores/as se juntem à luta da data-base. Além de realizar nova assembleia organizativa mais próxima da data do ato unificado, previsto para 30/08.
A categoria indicou que o STU deve se somar aos movimentos nacionais em defesa do Estado Democrático de Direito e contra qualquer ataque aos Serviços Públicos.
Para finalizar, foi deliberado que as decisões que envolvam a utilização do Fundo de Greve passem por apreciação e deliberação de assembleia.
Reposição da Inflação
No começo deste mês, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou um levantamento que mostra que o percentual de famílias brasileiras com dívidas atingiu 77,3% em junho passado.
O cartão de crédito, carnês e os financiamentos do carro e da casa são as principais dívidas das famílias brasileiras.
De acordo com o Fórum das Seis, para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012, precisaríamos de um reajuste de 21,93%, em julho/2022. Isso significa que o reajuste de março passado não foi suficiente para retomarmos nosso poder de compra.
É muito comum encontrar funcionário/a inadimplente que precisa abrir mão de parte do consumo básico para pagar dívidas. Tudo por conta dos salários baixos e da alta dos preços!
Se a sua unidade ainda não se reuniu, ligue no STU e agende o mais breve possível a data. Precisamos construir uma forte mobilização para pressionar o Cruesp a negociar.