STU – Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP

Após queixa, funcionários do AEl garantem contratação de climatização sem licitação

Nesta semana, o STU tomou conhecimento de que a Procuradoria da Unicamp acenou positivamente referente ao processo de dispensa de licitação para compra dos equipamentos de climatização para o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).

O processo foi motivado pela denúncia dos funcionários da falta de condições apropriadas para suportarem as temperaturas elevadas dentro do AEL. Além do prejuízo iminente ao acervo.

Segundo o diretor do AEL, prof. Dr. Álvaro Gabriel Bianchi Mendez, como já há uma oferta válida de equipamentos e serviços para contratação, o processo deverá ser efetivado de maneira muito rápida. Tanto que o documento já foi encaminhado, pelo IFCH, imediatamente à Diretoria Geral da Administração.

De acordo com o Departamento Financeiro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas (IFCH) a contratação levará menos de um mês se não houver nenhum problema com a empresa. Além disso, alguns equipamentos podem demorar cerca de 60 dias para entrega. “Minha previsão é que, se tudo correr bem, em menos de 180 dias tenhamos uma solução definitiva para o problema”, explica Bianchi.

O processo prevê também a contratação por meio de licitação do serviço de manutenção do equipamento, a fim de garantir o funcionamento adequado dos materiais instalados.

Este é mais um exemplo de ação conjunta entre STU, Conselho de Representantes (CR) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com desfecho positivo.

A negociação destas instâncias junto ao gestor garantiu alternativas ao problema sofrido pelos trabalhadores e também contribuiu para a agilização do processo na Procuradoria Geral.

Ressaltamos que até a entrega completa do serviço o acordo será mantido, ou seja, os trabalhadores continuarão encerrando suas atividades sempre que a temperatura interna atingir níveis considerados críticos à saúde.

 

Clique na imagem abaixo para ler a matéria “Calor põe em risco acervo na Unicamp” publicada pelo Correio Popular:cpopular_ael_15_03_14

 

Este site usa cookies.

Este site usa cookies.

Sair da versão mobile