Amanhã, 8 de março, às 9h, na Estação Cultura, acontece o ato unificado pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em seguida haverá caminhada pela Rua 13 de maio até o Largo da Catedral onde serão realizadas as atividades culturais e de integração junto à população do entorno.
Neste dia, o Departamento de Mulheres do STU estará nas ruas para reivindicar igualdade de direitos e reafirmar a luta contra todas as formas de violência contra as mulheres.
A data também nos convida a refletir sobre a situação das mulheres frente às opressões e desigualdades, já que elas recebem os menores salários, milhares delas morrem por ano no Brasil em decorrência da realização de abortos clandestinos e a cada 2 minutos uma mulher é espancada. Além disso, em média, 15 mulheres morrem por dia e em 2012 mais de 50 mil estupros foram registrados no país.
Na Unicamp, as trabalhadoras que constroem o Departamento de Mulheres e agora também integram a Frente Feminista da Unicamp, lançada quinta-feira passada (27), se reúnem para articular todas as mulheres que fazem parte da universidade e da comunidade ao seu redor com objetivo de discutir o machismo institucional e as formas de discriminação, além de dar respostas às necessidades frente aos casos de machismo que elas sofrem diariamente.
O STU, por meio do departamento, integra o Comitê de Organização do 8 de março como forma de dialogar com os coletivos feministas e outras frentes que discutem a situação da mulher, não só no mundo do trabalho.
Confira abaixo o Boletim do Departamento de Mulheres intitulado “No trabalho e nas ruas, nós mulheres estamos sempre na luta”:
[gviewer file=”https://stu.org.br/wp-content/uploads/2014/03/boletim_depto_mulheres_8demarço2014.pdf” language=”pt_BR”]
Acesse também o Manifesto Campinas: 8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres assinado pelo STU.
8 DE MARÇO 2014
Ato Unificado do Dia Internacional da Mulher
Horário: concentração às 9 horas
Ponto de encontro: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro de Campinas/SP)