A próxima Prosa Sociológica fará o lançamento do livro Ricardo Antunes: Para Além do Mundo do Trabalho (Papel Social, 2023), nesta quarta-feira (19), às 17h, no Auditório Fausto Castilho do IFCH, e transmitido nos canais do instituto no Youtube, Facebook e Twitter.
O livro é organizado por Claudia Mazzei Nogueira e Caio Antunes com textos de autores de diferentes áreas e de diversas partes do mundo, o livro discute a trajetória, a obra e as contribuições da sociologia pública de Ricardo Antunes.
Nas palavras de Michael Löwy, na orelha do livro, Antunes “não é apenas um dos mais importantes sociólogos marxistas de nossa época, autor de livros traduzidos em várias línguas e amplamente discutidos no Brasil e no mundo. Ele é também, e acima de tudo, um intelectual militante e insurgente (como bem o define Raquel Raichelis). Um pensador que utiliza o método marxista não só para entender a situação do trabalho no mundo capitalista atual, mas também para analisar as formas de luta e resistência da classe trabalhadora contra seus opressores. A ciência social, em sua obra, é inseparável de seu compromisso solidário com o projeto revolucionário de emancipação do trabalho”.
Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Antunes foi professor convidado do Master sull’Immigrazione, Fenomeni Migratori e Trasformazioni Sociali da Universidade Ca’Foscari de Veneza/Itália; Visiting Professor da Universidade de Coimbra (2019) e Visiting Research Fellow na Universidade de SUSSEX, Inglaterra (1997/8).
Coordena a coleção Mundo do Trabalho (Boitempo) e é autor de diversos livros, publicados em diferentes línguas, como Adeus ao Trabalho? (Cortez, 1995); Os Sentidos do Trabalho (Boitempo, 1999); O Privilégio da Servidão (Boitempo, 2018); Capitalismo Pandêmico (Boitempo, 2022). Organizou coletâneas como os quatro volumes de Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil (Boitempo) e Uberização, trabalho Digital e Indústria 4.0 (Boitempo, 2020).
Dentre as diversas premiações e homenagens, em 2003, Antunes recebeu o Prêmio Zeferino Vaz da Unicamp e, em 2013, a Medalha (Comenda) do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Mediação
- Fábio Mascaro Querido (IFCH – Unicamp)
- Jesus Ranieri (IFCH – Unicamp)
- Claudia Mazzei Nogueira (UNIFESP – Santos)
- Murillo van der Laan (Pós-Doc – IFCH – Unicamp)
- Afrânio Mendes Catani (USP)
- Roberto Heloani (FE – Unicamp)
- Caio Antunes (UFG)
Depoimentos de:
- Graça Druck (UFBA)
- Adrián Sotelo Valencia (UNAM – México)
- Elisio Estanque (Universidade de Coimbra – Portugal)
- Pietro Basso (Universidade Ca’Foscari de Veneza – Itália)
- Antonino Infranca (Itália)