Dirigentes do STU integraram a delegação da conferência realizada em Campinas
Entre os dias 29 e 31/05, aconteceu em Campinas, a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro Dia”.
O objetivo do encontro foi preparar diretrizes para que o Estado de São Paulo contribua para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Esses debates são essenciais e preparatórios para que as pessoas que utilizam os sistemas de saúde locais contribuam na elaboração do Plano Estadual de Saúde de São Paulo.
Segundo a coordenadora geral do STU, Elisiene Lobo, foram debatidas várias diretrizes, foi uma excelente conferência, pois se alcançou o objetivo de conversar sobre a defesa do SUS.
“O que mais me chamou atenção foi a diversidade das pessoas na mesa de abertura do evento e a coerência das pautas com a nossa realidade. O grau de paridade entre delegados/as, gestores/as, usuários/as e trabalhadores/as foi muito representativo também”, completa Elisiene.
“O que mais me chamou atenção foram os/as agentes de saúde e profissionais de enfermagem, que têm como uma determinação a defesa do SUS de qualidade. As pessoas que estavam no evento lutam com afinco em prol do SUS”, complementa a coordenadora da pasta de aposentados/as do STU, Sandra Ramos.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5/07, pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) e o Ministério da Sáude.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde.
Foto: Wilson Tourinho