Domingo, 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, vamos tomar as ruas do país para cobrar “Defesa do Emprego, Direitos, Democracia e pela Vida”.
Em Campinas haverá um ato curto, a partir das 10h, no Largo da Catedral, após o encerramento da Missa do Trabalhador na Catedral Metropolitana de Campinas.
Diferente dos anos anteriores, o foco deste 1º de Maio será a mobilização em São Paulo. Por isso, após o ato no Centro de Campinas, vários ônibus sairão do Largo do Pará rumo ao ato Unificado em São Paulo, no Pacaembu.
Caravana a São Paulo
O Ato Unificado do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, em São Paulo, vai intensificar a luta por mais direitos e por um país mais justo, com uma política econômica que priorize o desenvolvimento com geração de emprego e renda para o país, ou seja, o oposto do que a dupla Bolsonaro/Paulo Guedes, ministro da Economia, vem fazendo desde 2019.
Para mostrar a nossa capacidade de mobilização, as entidades sindicais e populares que constroem o 1º de Maio, aqui em Campinas, estão organizando várias caravanas de ônibus e vans para o ato em São Paulo.
Assim que terminar a manifestação em Campinas, por volta das 11h, os ônibus partirão para São Paulo, na Praça Charles Miller (Pacaembu).
Interessados em participar da caravana podem enviar a suas informações (nome, RG e o número do celular) para o e-mail: campinas@cutsp.org.br solicitando a reserva da sua vaga.
Entre as lideranças sindicais, políticas e religiosas e outras personalidades, grandes atrações como a cantora Daniela Mercury, que fará um show especial neste dia, estarão no palco das Centrais Sindicais em São Paulo.
Um dos maiores nomes do samba brasileiro e importante liderança política, a cantora Leci Brandão, marcará presença. Além de Dexter, Francisco El Hombre e DJ KL Jay.
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook da CUT, das entidades filiadas e das centrais sindicais; e pelo Youtube da TVT (Youtube.com/redeTVT).
Pautas do Conclat 2022
No dia 7 de abril, as Centrais Sindicais realizaram o Conclat 2022 (Congresso da Classe Trabalhadora), que resultou no documento Pauta da Classe Trabalhadora, com propostas para o desenvolvimento do país.
Esse documento será exposto ao público no Dia 1° de Maio, para consolidar e fortalecer o diálogo sobre os rumos do nosso país. Entre os temas abordados temos:
- Emprego e renda;
- Contra os aumentos de preços de alimentos e combustíveis;
- Valorização do salário mínimo;
- Contra a fome e a miséria;
- Mais direitos;
- Valorização dos serviços e dos servidores públicos;
- Defesa da democracia;
- Mais investimentos em saúde, educação e transportes;
- Contra a carestia.
Eleições Gerais
Neste ano de eleições a principal tarefa dos movimentos sindicais e populares, entre eles o STU, é dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre o futuro do país.
Precisamos mobilizar a população e conscientizar sobre o aumento da fome, da miséria, do desemprego, dos preços dos alimentos e dos combustíveis. Além dos cortes de verbas da Educação e Saúde e os ataques aos direitos dos servidores públicos.
Tudo isso tem prejudicado consideravelmente a classe trabalhadora, em especial os mais pobres. Então, não basta construir uma frente para derrubar o Bolsonaro e a sua corja. É preciso, urgente, somar forças para eleger políticos comprometidos com a vida, com a democracia, os direitos sociais e trabalhistas e que defenda as instituições e serviços públicos.
Vamos fazer um grande ato em Campinas e depois somar-se aos demais trabalhadores e trabalhadoras do estado, lá na capital, para realizar o maior 1° de Maio da história deste país em defesa da vida e pelo #ForaBolsonaro.
Fonte: com informações do Portal da CUT